drone_portal

VENDAS GLOBAIS CAEM, MAS BRASIL AVANÇA, DIZ OIC

As exportações mundiais de café abriram a temporada atual com uma ligeira queda de 0,8%. Porém, de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), oBrasil, maior produtor global, registrou alta nos embarques.Entre os meses de outubro e novembro, as exportações totais da commodity atingiram 17,2 milhões de sacas de 60 kg, mostram dados da entidade divulgados na última sexta-feira (8). Se considerado só o segundo mês da safra (novembro), as vendas externas subiram para 8,51 milhões de sacas, uma alta de 2,3% ante o mesmo período do ano anterior.
Nos 12 meses encerrados em novembro de 2015, as exportações de robusta caíram para 41,33 milhões de sacas . Para o café arábica, os embarques caíram ligeiramente para 69,03 milhões de sacas, ante 69,2 milhões de sacas , informa a OIC. As exportações do Vietnã, maior produtor do grão robusta, baixaram 17%, para 1,4 milhão de sacas em novembro.
Desempenho nacional
As exportações de café do Brasil, maior produtor mundial, subiram para 3,37 milhões de sacas em novembro, uma alta de 6,9% na variação anual. Em contrapartida, os embarques da Colômbia subiram 9%, para cerca de 1,1 milhão de sacas.
A produção brasileira de café em 2015 ficou em 43,2 milhões de sacas de 60 kg, segundo estatísticas da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério daAgricultura. Ainda de acordo com a publicação, o Brasil exportou até novembro 33,8 milhões de sacas do produto, o equivalente a US$ 5,7 bilhões. Já o consumointerno foi marcado em 21 milhões de sacas.
Em relação aos valores do produto, especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) avaliam que as cotações internas do café arábica e do robusta avançaram em dezembro, apesar da baixa liquidez durante a maior parte do mês.
Além das festas de final de ano, previsões de clima favorável em regiões de arábica e oscilações do dólar também influenciaram a retração de agentes , explicam os especialistas do Cepea em nota.
A média do arábica posto em São Paulo foi de R$ 479,32 por saca de 60 kg em dezembro, 2,11% superior à de novembro e 5,3% acima da de dezembro de 2014, em termos nominais.
Fonte: DCI

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.