As vendas de etanol hidratado no mercado interno atingiram 958,60 milhões de litros na segunda quinzena de abril, uma alta de 9,58% sobre os 749,06 milhões de litros verificados no mesmo período de 2018 e ainda maior diante dos 874,58 comercializados na primeira quinzena de abril de 2019, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA).
Segundo a UNICA, esse aumento está relacionado com a recomposição de estoque dos distribuidores decorrente da maior oferta de etanol e, consequente, competitividade sobre o concorrente fóssil.
Somando as vendas totais feitas pelas usinas do Centro-Sul, as negociações chegaram a 1,32 bilhão de litros na segunda quinzena de abril, sendo 47,95 milhões de litros destinados à exportação e 1,27 bilhão de litros ao mercado interno.
As vendas internas de etanol anidro totalizaram 312,76 milhões de litros na segunda quinzena de abril de 2019, contra 322,05 milhões de litros em igual período da safra passada.
Os volumes entregues de anidro e hidratado pelos produtores do Centro-Sul já começam a incorporar as transferências para o consumo na região Norte-Nordeste do País.
No acumulado da safra, as vendas de etanol pelo Centro-Sul somaram 2,50 bilhões de litros – 1,83 bilhão de hidratado e 666,61 milhões de anidro. Daquele total, 54,86 milhões de litros foram para exportação e 2,45 bilhões para o mercado interno – com destaque para as vendas domésticas de hidratado que registraram aumento acumulado de 35,94% sobre o último ano safra.
Fonte: DATAGRO