Um balanço divulgado na terça-feira (8) pela A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontou que a venda de máquinas agrícolas e rodoviárias terminou 2018 com uma expansão de 12,7% em relação ao ano anterior. Segundo o levantamento, mais de 47,8 mil unidades foram comercializadas no ano passado, ante 42,4 mil que haviam sido vendidas em 2017. Outro dado positivo é que dezembro terminou com um crescimento ainda maior nas vendas, em relação a novembro: avanço de 18,3%, ultrapassando a casa de 4,4 mil máquinas negociadas pela indústria.
“O crescimento das vendas de caminhões e máquinas agrícolas indica a recuperação da economia brasileira. (…) O balanço da produção também foi positivo, mesmo com a redução nas exportações”, avaliou o presidente da Anfavea, Antonio Megale.
A Anfavea apontou que a produção de máquinas agrícolas também aumentou. Foram 65,7 mil unidades produzidas no ano passado, o que representa um avanço de 23,8% em relação às 53 mil unidades montadas em 2017. Em dezembro, no entanto, a indústria tirou o pé do acelerador: montou 5,6 mil unidades, ante 6,5 mil que haviam sido produzidas em novembro.
Já as exportações fecharam 2018 em queda. Foram 12,7 mil máquinas vendidas a outros países, o que representa uma queda de 9,1% em relação às mais de 14 mil unidades comercializadas em 2017. A Anfavea atribui a redução à crise da Argentina que costuma ser um dos grandes importadores do Brasil.
A notícia Venda de máquinas agrícolas aumentou 12,7% em 2018 apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP