vacas-leite-web

VACINAÇÃO DO REBANHO

Iniciou-se no último sábado (01/05) o período de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso e todo o rebanho do Estado deve ser vacinado. Ainda que aparentem ser pouco palpáveis os problemas causados pela febre aftosa, já que faz mais de 12 anos desde o último caso de aftosa no Brasil, todo cuidado com esta doença é pouco.

Dito isso, ao se avaliar o impacto econômico para o bovinocultor de leite, nota-se uma sensível melhora no seu poder de compra na hora de adquirir as vacinas contra aftosa. Para se ter uma ideia, em mar/16 o produtor de leite precisava vender 1,43 litro de leite para comprar uma dose de vacina contra aftosa, em mar/17 este valor caiu para 1,17 l/dose.

Ou seja, graças a uma queda no valor da vacina e uma valorização no preço do leite, o bovinocultor de leite se viu diante de um cenário menos custoso para cumprir suas obrigações sanitárias e garantir o status fitossanitário do rebanho mato-grossense em patamares elevados.

Fonte: Imea



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.