00aftosa_vacina03

VACINA CONTRA AFTOSA

A partir deste ano, o Brasil dá início ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), iniciativa que prevê a retirada da vacinação contra a febre aftosa no rebanho nacional, além do reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença sem vacinação.

No entanto, Santa Catarina, único estado brasileiro com esse status, se mostra preocupado com a medida. “Vamos passar por um momento delicado esse ano. Particularmente, entendo que outros estados ainda não estão preparados para a retirada da vacina. Depois de reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, levamos 14 anos para sermos reconhecidos pela (OIE)”, disse o secretário de agricultura do Estado, Ricardo de Gouvêa.

A retirada da vacinação em outros estados irá demandar uma atenção ainda maior da defesa agropecuária catarinense. Atualmente, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) mantém 63 barreiras sanitárias fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada e a saída de animais e produtos agropecuários. Além disso, em Santa Catarina todos os bovinos e bubalinos são identificados e rastreados, sendo proibida a entrada de bovinos provenientes de outros estados.

“Um ponto que é fundamental e tenho colocado no Ministério da Agricultura é que temos que discutir melhor esse assunto. Todo o planejamento nacional não contempla uma forma de comprovar a origem dos animais. E esse foi o requisito básico para Santa Catarina receber o certificado da OIE. É algo que nos preocupa muito”, explicou.

O secretário afirmou ainda que o estado pode elaborar uma lei permitindo apenas a entrada de animais com origem comprovada em Santa Catarina.

Fonte: DATAGRO



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.