O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reportou uma ocorrência de mal da vaca louca no Estado do Alabama. De acordo com o comunicado, é um caso atípico, detectado em uma animal de 11 anos de idade que não entrou em linhas de abate e “não apresenta riscos para os alimentos nem a saúde humana”.
- O animal identificado com sinais clínicos da doença foi identificado durante uma inspeção de rotina. O serviço de inspeção animal e vegetal do USDA e autoridades veterinárias do Alabama ainda estão obtendo mais informações sobre o caso – diz o comunicado do USDA.
Segundo o Departamento de Agricultura, é o quinto caso de mal da vaca louca detectado nos Estado Unidos. Conforme a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), o país é reconhecido como região de baixo risco para a doença.
Ainda no comunicado, o USDA afirma que seus sistemas de vigilância inclui medidas como a remoção de materiais de risco das cadeias de abate de gado. E garante possuir mecanismos que viabilizam a detecção da doença mesmo se ela estiver em pequenas partes do rebanho do país.
Fonte: Revista Globo Rural