drone_portal

USINAS ELEVAM A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR NA SAFRA

A produção de açúcar no centro-sul do Brasil subiu para 1,8 milhão de toneladas na segunda quinzena de abril, alta de 71% ante a mesma quinzena na temporada passada e de cerca de 26% ante a primeira metade de abril.Os dados foram divulgados ontem pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em seu segundo relatório de acompanhamento da temporada 2016/17.
Os dados mostraram que as usinas elevaram a proporção de cana destinada à produção do adoçante, em detrimento do etanol, com o mix passando para 42,9% na segunda quinzena, ante 41% na quinzena anterior e 36,5 por cento no mesmo período da temporada passada.
A Unica disse que, proporcionalmente, havia menos usinas exclusivas de etanol operando em abril, o que explicaria parcialmente a mudança de mix em favor do açúcar na comparação com abril de 2015.
As usinas do centro-sul, que responde por 90% da safra brasileira, processaram 36,08 milhões de toneladas de cana na segunda metade de abril, um recorde para o período e uma alta de 33% ante o mesmo período do ano passado. No acumulado de abril, o centro-sul processou 72% mais cana que no mesmo mês de 2015.
A Unica destacou que em algumas áreas houve aumento no volume de cana processada devido ao adiantamento do início de safra por várias unidades. Contudo, no Paraná, em Mato Grosso do Sul e nas regiões de Araçatuba e de Assis, em São Paulo, chuvas prejudicaram as operações de colheita na segunda quinzena de abril.
Pressão nos preços
O mercado futuro de açúcar demerara iniciou a segunda quinzena de maio de olho no clima. As preocupações com o tempo adverso em importantes áreas produtoras do mundo tendem a exacerbar a volatilidade das cotações.
No centro-sul do Brasil, maior região produtora de cana, apesar do início de safra praticamente perfeito, os produtores estão atentos às previsões meteorológicas de chuva. Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria deve provocar precipitações entre São Paulo e sul de Minas Gerais nos próximos dias. Ao chegar à Região Sudeste, essa frente fria organizará um corredor de umidade que deve provocar chuva entre o Centro-Oeste e Sudeste do País , diz a Somar. Os produtores podem ter, portanto, problemas para avançar na colheita da cana.
O Banco Pine estima processamento de 35,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na segunda quinzena de maio, alta de 30,5% sobre o total de 27,1 milhões de toneladas de igual período de 2015.
A consultoria INTL FCStone projeta que o processamento de cana referente à segunda quinzena de abril deve ficar em 36,3 milhões de toneladas, 10,5% acima da quinzena anterior e 33,8% acima do mesmo período na safra passada.
Na Ásia, a Tailândia, segundo maior produtor global, atrás apenas do Brasil, atravessa período de estiagem. A temporada de chuvas estaria cerca de 7 semanas atrasada, prejudicando produtores que realizam o replantio dos canaviais. As previsões de clima adverso tendem a impulsionar as cotações, que já alcançam o nível mais alto nos últimos 18 meses.
Na sexta, relatório da Organização Internacional do Açúcar (OIA) elevou o déficit esperado nesta safra 2015/16, que se encerra em setembro.
A expectativa de falta do produto no mercado global subiu de 5,018 milhões de toneladas para 6,651 milhões de toneladas. Essa foi a terceira elevação da expectativa de déficit para a atual safra.
Em contrapartida, a elevada posição comprada pelos fundos de investimento no mercado de açúcar de Nova York sugere cautela. Isso porque esses participantes podem liquidar parcela dessas posições, pressionando o mercado. Os fundos e especuladores estavam com saldo líquido comprado de 249.466 lotes no dia 10 de maio, em comparação com 234.409 lotes no dia 3, mostrou na sexta relatório da Comissão de Comércio de Futuros de Commodities (CFTC), apresentando na sexta.
Fonte: DCI

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.