O Comitê Central do Programa Pecuária Moderna vem promovendo dias de campo em fazendas consideradas “modelo” no Estado. O objetivo é compartilhar as informações técnicas e gerenciais (o “segredo” das propriedades bem-sucedidas) com um número cada vez maior de participantes. No dia 5 de abril, o evento foi em duas propriedades do grupo Fazendas Reunidas Paxá, em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná. Na ocasião, cerca de 160 pessoas, entre produtores, autoridades e lideranças rurais participaram de um Dia de Campo no qual puderam conhecer as técnicas de manejo e gestão que proporcionaram bons resultados ao proprietário Nelson Simionato, o “Paxá”.
Com 1,7 mil hectares de área, o produtor trabalha com o sistema de recria e terminação de gado anelorado. Para alimentação, utiliza rotação em piquetes, com pastagem de braquiária, capins mombaça e tanzânia e complementação com silagem e ração.
Hoje, a média de produção nestas propriedades é de 400 Kg de carcaça por hectare. Para efeito de comparação, a média brasileira, – que não difere muito da média paranaense – é de 80 Kg/ha, ou seja, o Paxá consegue uma média cinco vezes maior do que a nacional. O segredo deste resultado, segundo o coordenador do laboratório de Bovinocultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Rossi, está na “persistência” com que o proprietário apostou nas técnicas de manejo e gestão ao longo de 15 anos.
Leia a matéria completa sobre o Dia de Campo aqui.
A notícia Uma realidade possível na pecuária apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP