A discussão da cadeia produtiva de erva-mate reuniu diversos representantes do segmento em Erechim, no workshop da erva-mate, realizado na segunda-feira (09/11), dentro da programação da Feira Nacional da Erva-Mate (Fenamate), que acontece na Frinape 2015, feira que se estende até domingo (15/11). Para discutir a cadeira da erva-mate, o evento reuniu representantes da Emater/RS-Ascar, da Câmara Setorial de Erva-Mate da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), do Instituo Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), da Associação das Indústrias da Erva-Mate do Alto Uruguai (Indumate) e da URI – Campus de Erechim, entre outros, no auditório institucional da Prefeitura de Erechim, na Frinape 2015.
A atividade foi aberta pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello. O presidente da Indumate, Darci Michelon, destacou a importância das indústrias de erva-mate na região do Alto Uruguai. O presidente do Ibramate, Alfeu Strapasson, e o dirigente da entidade, Roberto Ferron, relataram as principais ações que serão desenvolvidas em 2016. As pesquisas de qualidade e propriedades da erva-mate foram apresentadas pela professora da URI, Alice Valduga. Também participou da abertura o presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie) e da Frinape, Claudionor Mores.
Entre os temas apresentados estão a pesquisa da qualidade e propriedades da erva-mate, ações de Governo Estadual na cadeia produtiva, principais ações do Ibramate para 2016 e inovações tecnológicas. O diretor da Escola de Chimarrão, Pedro Schwengber, também participou do evento, demonstrando como preparar e porque consumir chimarrão. Fabricio Azolin, representando a Seapi, apresentou as principais ações da Câmara Setorial da Erva-mate para 2016.
As extensionistas da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa, Rosangela Montepó e Sandra Regina Palavicini, destacaram a importância do uso da erva-mate em receitas e na gastronomia e abordaram sobre a inserção do produto nas ações desenvolvidas pela Instituição na busca da Soberania e Segurança Alimentar. Rosangela agradeceu a parceria com o Ibramate e nas capacitações em culinária da erva-mate realizadas no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). O debate foi coordenado pelo agrônomo da Emater/RS-Ascar, Valdir Zonin.
Fonte: Emater-RS