A troca de experiências sobre a agricultura familiar foi tema de reunião, nesta quarta-feira (6), em Brasília, entre o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e o ministro da Agricultura e Terra da Venezuela, José Luis Berroterán. A intenção é que Brasil e Venezuela estreitem os laços, por meio desse intercâmbio.
Patrus Ananias apresentou ao ministro da Venezuela experiências brasileiras e afirmou que essa parceria tem tudo para dar certo.
- Queremos estabelecer boas parcerias na agricultura familiar com a Venezuela. Temos muito que aprender com eles e podemos partilhar nosso conhecimento também – disse Ananias.
O ministro José Luis Berroterán explicou que, na Venezuela, os agricultores não possuem estrutura para comercializar seus produtos e que a maioria dos alimentos que eles consomem é importada.
- Os nossos agricultores não têm acesso ao processamento e armazenamento de produtos. Por isso, temos dificuldade de comercialização – lamentou ele.
Berroterán contou que, apesar das dificuldades, não há sementes transgênicas e produtos com agrotóxicos em seu país. O ministro do MDA respondeu que esse é um desafio ainda grande no Brasil.
- É um desafio produzir alimentos saudáveis em nosso País e a agroecologia tem papel fundamental nesse processo – salientou Patrus.
Seminário
O MDA foi convidado a participar de um seminário sobre segurança e soberania alimentar binacional. A previsão é que o evento seja realizado em agosto de 2015.
- O que depender de nós para cooperar com a Venezuela, nós faremos – reiterou Patrus.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário.