Uma nova versão do trator T6 da New Holland, movido a biometano e que já vem sendo testado por produtores brasileiros, deve ser apresentada no Brasil durante a próxima edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Foi o que disseram representantes da marca durante evento de lançamento de um novo motor da FPT Industrial, em Turin, na Itália. A FPT pertence ao mesmo grupo empresarial da New Holland e foi responsável pela nova engenharia mecânica do T6, que ganhou mais potência, torque, autonomia e uma cara futurista.
O novo conceito tem cabine panorâmica em vidro, o que possibilita ao operador saber o que acontece em 360 graus. O teto da cabine também permite ter visao do exterior. Outra novidade é um monitor em alta resolução que fica na parte superior da cabine e pode ser integrado a um smartphone do operador, que pode ficar plugado na máquina. O monitor pode ser dividido em telas diferentes e exibir imagens de câmeras externas acopladas ao trator, que facilita a visao do que acontece fora da máquina. No centro do volante também há uma tela com informações de performance da máquina.
Potência e baixa emissão
A mecânica do T6 movido a biometano também foi “turbinada”. O motor ganhou potência, tem 6 cilindros e 180 HP, com torque de 740 nm, mesmas características do motor a diesel. A diferença é que nesta alternativa a emissão de CO2 na atmosfera é 80% menor em relação ao diesel. Sem contar que o ganho em ruído. O som é de um motor a diesel normal. A Globo Rural operou um T6 a gás na pista de testes da New Holland, na Itália, e constatou o menor ruído.
Segundo a fabricante, o modelo é 50% mais silencioso que o motor a diesel. O motor a gás natural, de acordo com Annalisa Stupenengo, presidente da FPT Industrial, é atualmente a tecnologia economicamente viável, de baixa emissão e custo e necessária para o meio ambiente.
- Precisamos produzir benefícios para o ambiente agora, não amanhã. É por isso que o gás natural é o pilar da sustentabilidade e faz parte do nosso plano estratégico para desenvolvimenfo de novos produtos – afirma.
Fonte: Revista Globo Rural
Foto: Cassiano Ribeiro/Ed. Globo