ESCOAMENTO-GRAOS-WEB

TRANSPORTE DE GRÃOS

Nos Estados Unidos, os embarques semanais de grãos no sistema hídrico continental foram consideravelmente reduzidos. Nas primeiras duas semanas de janeiro, a tonelagem de navios de grãos foi de 496 mil toneladas – 63% menos do que no mesmo período no ano passado.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA, o acúmulo de gelo no rio Illinois reduziu o número de navios barcaças rio acima para 10 na semana de 13 de janeiro. No mesmo período do ano passado, 180 barcaças vazias foram enviadas rio Illinois acima. Diversas companhias continuaram suspendendo as operações de navios no rio Illinois e em trechos do rio Ohio até que as condições melhorem.

Mike Steenhoek, diretor executivo da Coalizão de transporte de soja (Soy Transportation Coalition), explica a situação após o acúmulo de gelo nas vias de circulação para exportação dos Estados Unidos.

“Algo que estamos monitorando nas últimas duas a três semanas é o acúmulo de gelo que ocorreu nos rios Mississippi, Illinois e Ohio e o impacto resultante sobre o transporte por navios. O que virá a seguir pode ser de interesse”, afirmou.

Impactos

De acordo com Mike Steenhoek, o acúmulo de gelo pode representar diversos impactos adversos à navegação: todo o canal pode ser fechado, a largura do canal pode diminuir e, portanto, o tamanho das frotas de navios precisará ser reduzido. Há diversos relatos de redução de frotas normais com 15 barcos para seis ou nove embarcações.

Uma frota de 15 embarcações pode transportar até 855 mil bushels de soja (57 mil bushels por navio). Já uma com seis embarcações pode transportar somente 342 mil bushels de soja e uma com nove levará 513 mil bushels de soja. O acúmulo de gelo também pode impedir a capacidade de travar portões para abertura e fechamento.

Prejuízos aos produtores

Sempre que o transporte hidroviário fica mais complicado, seja por condições meteorológicas ou negligência, os resultados são desproporcionalmente transferidos aos produtores. Se há uma ruptura na cadeia de suprimento e um engarrafamento ao longo do rio, transportadores de soja e grãos que utilizam o sistema hídrico continental ficam com menos capacidade de escoar produtos.

Se uma transportadora de soja e grãos não consegue escoar, fica com menor capacidade de receber. Como resultado, reduzirá os preços oferecidos aos fazendeiros (por exemplo, a base será ampliada/mais negativa).

“Portanto, a lucratividade dos produtores será afetada não porque eles fizeram algo de errado, mas simplesmente porque a cadeia de suprimento não está funcionando como esperado”, afirma Steenhoek.

De acordo com o diretor Mike Steenhoek, como 80 por cento das exportações de soja partem dos EUA entre setembro e fevereiro, este é um período crucial para que a cadeia de suprimento opere normalmente. Qualquer impedimento, como os acúmulos de gelo, tem impacto negativo.

“Ficamos felizes que o tempo está esquentando em muitas partes do Centro Oeste, mas este acúmulo de gelo pode ter efeitos mais prolongados do que o esperado. Prevejo que transportadores de soja e grãos ainda lidem com isso durante várias semanas”, diz Steenhoek.

Operações nos rios

Mike Steenhoek também explicou em entrevista à Successful Farming que bloqueios ao longo de trechos da parte superior do rio Mississippi (como regra ao norte de Quincy, no estado de Illinois) normalmente ficam fechados entre dezembro e março devido ao tempo frio e a reparos programados.

“No entanto, os rios Illinois e Ohio tipicamente ficam abertos 365 dias por ano, bem como áreas ao sul de Quincy, Illinois, ao longo do Mississippi. Os recentes acúmulos de gelo estão afetando áreas do sistema hídrico continental que normalmente operam nesta época do ano”, afirma Mike Steenhoek.

Fonte: SFAgro



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.