Um tênis fabricado a partir de produtos agrícolas virou sensação nos Estados Unidos, por ser sustentável. O tecido é feito de algodão orgânico, a sola é derivada de milho industrial e a palmilha vem do óleo de mamona. O calçado faz parte de um projeto da Reebok, empresa norte-americana de equipamentos esportivos, que está trabalhando no desenvolvimento de produtos feitos de “coisas que crescem no solo”.
O modelo NPC UK Cotton + Corn ganhou o Certificado de Produto de Base Biológica, do Departamento Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e é 100% reciclável. A edição é limitada e custa U$S 95 (cerca de R$ 380). Na loja online da empresa nos EUA, o sapato já está esgotado.
A produção do modelo foi realizada em conjunto com uma multinacional que desenvolve produtos de base biológica pura, livre de petróleo, e não-tóxico.
“Estamos focados nas três fases do ciclo de vida do produto. Primeiro, utilizamos materiais que crescem no solo e podem ser reabastecidos, em vez dos materiais à base de petróleo comumente usados”, disse em comunicado Bill McInnis, do Reebok Future. “Em segundo lugar, sabemos que os consumidores não querem sacrificar o visual e o desempenho dos tênis. Finalmente, nos preocupamos com o que acontece com os sapatos quando as pessoas terminam de usá-los. Por isso, nos concentramos em materiais à base de plantas e com a compostagem no final.”
Fonte: Globo Rural