drone_portal

TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO DE CARNES ESPECIAIS É TEMA DE WORKSHOP NO ESPÍRITO SANTO

 

Brasília (23/03/2016) – “Não existe carne de segunda, apenas animal de segunda. A genética, aliada ao bom manejo e alimentação pode garantir uma carne de qualidade, com cortes especiais e valor agregado”, afirmou o Coordenador de Produção Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Juliano Hoffmann, durante o Workshop Beef Premium, na última sexta-feira (18/03). O evento, que reuniu aproximadamente 300 participantes, dentre produtores, estudantes, representantes de frigoríficos, associações e especialistas, aconteceu na Universidade Vila Velha, no Espírito Santo. O objetivo do workshop foi promover debate sobre as tendências e oportunidades do mercado de carnes e produtos especiais no Espírito Santo.


Juliano Hoffmann, Coordenador de Produção Animal da CNA

 

As carnes especiais são caracterizadas pelos cortes nobres e embalagens, além dos processos produtivos que incluem o bom manejo, alimentação e bem-estar animal. De acordo com Juliano Hoffmann, um dos palestrantes do evento, a genética e a nutrição, durante toda a vida do animal, associadas depois à classificação, sexo e maturidade é que dirão o quanto de um animal pode ser aproveitado para cortes especiais. “O pecuarista deve saber que nem todas as partes do bovino poderão ser classificadas para cortes nobres, mas que os cortes de qualidade só podem vir de um animal que tenha sido produzido de forma correta”, explica Juliano.

Os principais cortes classificados como nobres são: picanha, contra-filé, alcatra, filé-mignon, filé de costela, maminha, raquete, dentre outros, que podem ainda originar outras peças com diferentes nomes. Para o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, o mercado de carnes especiais vem crescendo aos poucos e no, Espírito Santo, há redes de supermercado que fornecem carne Angus e Nelore trazidas de outros estados.

Durante o encontro também foram discutidas a certificação de carnes especiais, as expectativas do consumidor em relação ao produto final, cases de sucesso das carnes Angus e Nelore, espécies bovinas criadas para cortes nobres, e as dificuldades que o setor ainda tem para a expansão.

Dados – O Brasil é hoje o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, responsável por 17% da produção total e líder no ranking mundial de exportação. O País também é dono do segundo maior rebanho efetivo do mundo, com mais de 210 milhões de cabeças. É um setor em crescimento que movimenta R$ 167,5 bilhões por ano e gera aproximadamente 7 milhões de empregos. Os principais destinos da carne bovina brasileira são: Hong Kong, seguido pela Rússia, Venezuela e Egito.

Assessoria de Comunicação CNA
Com informações da Assessoria de Comunicação da Seag
telefone: (61) 2109 1419
www.canaldoprodutor.com.br
https://twitter.com/canaldoprodutor
https://www.facebook.com/canaldoprodutor

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.