O tempo firme dará o tom até pelo menos o sábado em praticamente todas as regiões do país. As temperaturas também se elevarão neste período. No domingo o tempo muda para o Sul do país, que deve registrar o retorno das precipitações. Confira a previsão abaixo!
SUL
As temperaturas começam a subir desde esta quinta-feira em toda a região Sul do país. Além disso não há previsão de chuvas até pelo menos o domingo nos três estados.
No domingo as chuvas serão generalizadas, sendo mais volumosas em Santa Catarina, ali próximo a Chapecó, com quase 20 mm acumulados. No Rio Grande do Sul, os maiores volumes acontecem próximo a Santo Ângelo, com 12 mm. No Paraná, é próximo a Cascavel que são esperados os maiores acumulados no domingo, com 10 mm.
As temperaturas no domingo serão bem mais elevadas que nos dias anteriores nos três estados, com as máximas podendo chegar a 28ºC em alguns municípios.
Na segunda-feira ainda chove em todos os estados, mas com menores acumulados.
SUDESTE
Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas do Sudeste do país até domingo. As temperaturas devem subir, mesmo que de maneira mais devagar, sendo que alguns municípios podem registrar até 29ºC em São Paulo e 34ºC em Minas Gerais.
CENTRO-OESTE
Sem novidades para o Centro-Oeste do país. Por lá, nada de chuvas e temperaturas bastante elevadas durantes as tardes. Em Sorriso (MT), por exemplo, os termômetros podem marcar 35ºC. No norte de Mato Grosso, a umidade relativa do ar segue bastante baixa, favorecendo as queimadas.
Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas já sobem um pouco mais, já que o sol aparece por mais tempo.
NORDESTE
Nenhuma novidade para a região Nordeste do país. Por lá, não há previsão de chuvas e as temperaturas seguem elevadas prejudicando ainda mais a baixa a umidade relativa do ar.
NORTE
Nesta quinta-feira, o destaque fica com as chuvas volumosas entre Roraima, Amapá, norte do Amazonas e norte do Pará, por causa de instabilidades tropicais comuns nesta época do ano. Por outro lado, no centro e no sul da Região Norte as condições de tempo pouco mudam, com ar seco e favorável a queimadas. Em Rondônia e Acre, as temperaturas sobem mais, em relação ao dia anterior.
Na sexta-feira, a única novidade é o aumento da cobertura de nuvens no norte e leste do Tocantins, mas não há previsão de chuva. Neste estado não cai uma gota d ́água há mais de três meses e a umidade relativa do ar segue baixa. O calor predomina na maior parte da Região Norte no período da tarde e a sensação é de abafamento na faixa norte, mesmo com a previsão de chuva numa faixa que vai do noroeste do Amazonas até a Ilha de Marajó.
No sábado, finalmente as instabilidade se espalham um pouco mais pelo Amazonas, e até mesmo em Manaus tem expectativa de chuva mais significativa ao longo do dia. Também segue chovendo em Roraima, Amapá e maior parte do Pará. Há previsão de que a chuva chegue também à região de Porto Velho em Rondônia, algo que pode melhorar a qualidade do ar nesta região já bastante prejudicada pelas queimadas dos últimos dias.
No domingo, volta a chover no Acre e em Rondônia em forma de pancadas com trovoadas. De fato, as instabilidades se espalham por boa tarde da Região Norte, com exceção do sudeste do Pará e do Tocantins, que continuam com tempo seco.
Fonte: Canal Rural