O deputado Adelino Follador (DEM), em sessão nesta terça-feira (7), pediu, através da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, a realização de uma audiência pública para discutir a alteração na cobrança de taxas exigidas ao agricultor, que recebe mudas de café dos órgãos do governo.
Segundo o parlamentar, não há necessidade de expedir várias guias de taxa para um caminhão só.
- As mudas que são recebidas pelo governo vem em um caminhão. Gostaria que, ao invés de cada agricultor ter de expedir uma guia, os viveiros a expedissem no transporte, cobrando assim a taxa em cima de cada caminhão, e não de cada agricultor – declarou Adelino.
Ele também disse considerar desnecessário os dois órgãos, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), comprarem mudas de café para distribuir para os produtores.
- É como se os dois órgãos estivessem competindo para ver quem leva mais – comentou. Além disso, o parlamentar também criticou a demora nas entregas das mudas, já que o cultivo tem seu tempo certo.
O deputado também anunciou a entrega de 48 máquinas agrícolas na semana passada, que foram destinadas aos produtores rurais da região de Ariquemes.
- Para nós foi uma alegria. Atendemos 7 municípios e 22 associações – relatou o parlamentar.
Ele ressaltou a importância de os deputados e o governo do Estado ajudarem os agricultores de Rondônia.
- Percebi como é importante ajudar o agricultor que só quer uma maior facilidade para fazer seu trabalho com qualidade – concluiu Adelino.
Fonte: ALE/RO