estiagem-web

SUL DO BRASIL TERÁ SEMANA DE ESTIAGEM

As chuvas irregulares devem se manter em boa parte do Brasil ao menos até o meio desta semana. Segundo a meteorologia, as precipitações ainda não demonstram uma tendência de estabilização, a 20 dias do verão.

Corredores de umidade ainda se encontram sobre a faixa central do Brasil. Neste começo de semana, devem receber chuvas apenas os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e grande parte da região leste do Mato Grosso do Sul.

Por outro lado, a metade sul do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina terão uma ausência total de chuvas. Para o norte do Paraná e o estado de São Paulo a previsão é de pouquíssimas precipitações, sempre em forma de pancada. As informações são da Rural Clima.

Virada no Matopiba
Destaque para algumas áreas do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), que também iniciarão a semana com nenhuma perspectiva de chuva. A metade norte do oeste da Bahia, sul do Piauí, sul do Maranhão e também norte do Tocantins terão um início de semana seco.

A partir de quarta-feira, a tendência é de mudança. “Algumas áreas de instabilidade deverão começar a se formar e com isso há previsões de que algumas pancadas de chuvas venham ocorrer sobre grande parte das regiões produtoras do oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí proporcionando uma condição melhor para a continuidade do plantio da soja”, diz Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.