O consumo de sucos caiu 4,5% no continente europeu no último ano. Já o consumo de néctares caiu 2,8% e o de água engarrafada, aumentou 0,5%, informou o diretor da empresa britânica Canadean, Thorstem Hartmann, que participa do Juice Summit 2015, que acontece na Antuérpia, Bélgica, e reúne as principais companhias de sucos do mundo.
O executivo diz que na Europa, o país que mais reduziu o consumo de sucos (bebida feita apenas com frutas enquanto o néctar pode ter adicionado água e açúcar) foi o Reino Unido, seguido da Alemanha e França.
- Em alguns países como Turquia e Polônia, porém, o consumo aumentou relativamente, assim como na África – afirmou.
Entre os sabores, as bebidas feitas com laranja registaram queda de 4,5% e com maçã, 4%. Os produtos de sabores misturadosregistraram uma queda menor, de 2,4%.
- Essa menor redução dos produtos de sabores misto indicam uma tendência e as empresas estão buscando inovações com novos sabores – disse ele.
Hartmann afirmou que a principal causa da redução no consumo é a mudança no comportamento do consumidor.
- É uma herança dos norte-americanos, não tomamos mais cafe da manhã em casa – disse. Além disso, existe uma publicidade negativa em torno dos sucos e néctares – afirmou.
Entre os fatores negativos apontados pela publicidade está a questão nutricional, quantidade de açúcar presentes nos néctares e a divulgação de bebidas novas, como águas saborizadas.
- Algumas empresas estão por exemplo adoçando o seu produto com água de coco, que é um produto conhecido mundialmente por ser muito saudável. Ele também cita que algumas empresas estão apostando em misturas com hortaliças. Beterraba é uma novidade – afirma.
Nos Estados Unidos, o consumo de sucos também caiu (2%), mas o de néctares aumentou 4%. Hartmann aponta como principais motivos a atuação de algumas marcas como a Trop50 e a Minute Maid, que investiram fortemente em publicidade.
- Basta parecer saudável e ter gosto de suco – disse ele.
Fonte: Globo Rural