Brasília (22/11/2017) – O Subsecretário de Política Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Ted McKinney, e representantes do órgão que vieram de Washington e da Embaixada dos EUA, em Brasília, se reuniram com membros da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na terça (21).
A delegação conheceu as ações do Sistema CNA/SENAR em benefício do produtor rural. Para a assessora de negociações internacionais da CNA, Camila Sande, o encontro na Confederação foi positivo porque o Brasil e os Estados Unidos têm uma agenda comum relevante para o comércio agrícola mundial.
“A reunião mostra a disposição do governo norte-americano em dialogar, apesar de algumas questões bilaterais estarem pendentes, como o acesso suspenso da carne bovina brasileira in natura ao mercado dos Estados Unidos”, destacou.
O presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, ressaltou a necessidade de tratar do conjunto de interesses do setor para os dois países. “O Brasil e os Estados Unidos são mais parceiros do que competidores no campo do mercado de produtos agrícolas. Por isso, temos grande sensibilidade com as preocupações do USDA”, afirmou.
A parceria entre a CNA e o USDA é relevante para o setor produtivo dos dois países. Prova disso foi a realização conjunta das duas edições do Diálogo Agrícola Brasil – Estados Unidos, em 2015 e 2016.
De acordo com Camila, a expectativa é de que essa parceira possa ser ampliada com a vinda do Subsecretário. “Não somente em relação ao comércio bilateral, mas também em programas de cooperação entre os dois parceiros”, destacou.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
Fonte: Canal do Produtor