Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago seguem trabalhando, na sessão desta quinta-feira (19), em campo negativo na Bolsa de Chicago. Os principais contratos da oleaginosa perdiam entre 6,50 e 7,75 pontos, por volta das 7h30 (horário de Brasília), e o julho/16 vinha sendo negociado a US$ 10,67 por bushel. O novembro/16, que é referência para a safra dos EUA, valia US$ 10,51.
Um dólar mais forte no exterior, principalmente depois de ontem, quando o Federal Reserve (o Banco Central norte-americano) informou que poderia aumentar as taxas de juros nos EUA, vem pressionando as commodities de forma generalizada, atraindo os investidores para a moeda norte-americana. Além disso, o mercado específico da soja ainda passa por algumas correções técnicas após as boas altas das sessões anteriores.
Entretanto, o consultor de mercado Carlos Cogo afirma que essas são baixas pontuais, uma vez que os futuros da oleaginosa mantêm em seu radar importantes fatores altistas daqui em diante. “O fato é que os fundos de investimentos devem continuar propensos a se proteger, expandindo suas posições compradas ao invés de liquidar”, diz.
Mercado Internacional
Na Bolsa de Chicago, na sessão desta quarta-feira, os principais vencimentos recuaram entre 5 e 9,75 pontos, confirmando uma queda pontual em função de uma realização de lucros, típica deste momento, como explica Carlos Cogo. Ainda assim, o viés altista segue permeando os negócios e se mantém firme.
A forte e rápida atuação dos fundos de investimento neste mercado pesam muito sobre os negócios e trazem volatilidade ao mercado internacional. E esse padrão, ainda segundo o consultor, permanece, e os fundos vêm, inclusive, aumentanndo suas posições compradas.
Outro fator que acentua esse movimento volátil na CBOT é o clima nos Estados Unidos. Com o plantio da nova safra em andamento, as previsões – que são atualizadas cerca de três vezes por dia pelos institutos de meteorologia – são acompanhadas de perto. Há pontos de chuvas excessivas neste momento, porém, em linhas gerais, o cenário ainda é favorável.
A notícia Soja segue movimento de realização de lucros e recua na Bolsa de Chicago apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP