Na terceira estimativa da safra 15/16 de soja em MT os números vieram menores. Isso porque, mesmo a área tendo se mantido estável em 9,2 milhões de hectares, apresentando apenas leves ajustes entre as regiões, a produtividade recuou para 50,8 sc/ha, pautada nas instabilidades climáticas já registradas, e por isso a nova produção aguardada é de 28,03 milhões de toneladas.
O clima durante o desenvolvimento da nova safra, sobretudo em janeiro e fevereiro, será decisivo para a consolidação dos dados, de forma que continuidades de baixo volume de chuvas podem trazer reflexos ainda maiores.
De qualquer modo, mesmo o Estado semeando a maior área de soja da sua história, percebe-se que o movimento de safra recorde ocorrido desde a safra 09/10 não está sendo aguardado neste momento. Ainda assim, a expectativa para os próximos anos é de crescimento da soja em MT, atingindo em 2025 área e produção 50% (13,81 milhões de hectares) e 65% (46,20 milhões de toneladas), respectivamente, maiores ao que está sendo projetado para o próximo ano.
Fonte: Imea
Fonte: Canal do Produtor