O governo do estado homologou, na sexta-feira (21), situação de emergência em mais dois municípios de Mato Grosso que estão sendo afetados pela estiagem: Canarana, a 838 km de Cuiabá, e Santa Cruz do Xingu, a 994 km da capital. Os decretos assinados pelo governador Pedro Taques (PSDB) foram publicados no Diário Oficial que circulou no sábado (22) e têm prazo de 90 dias, que pode ser prorrogado pelo mesmo período, se necessário. O G1 não conseguiu contato com os prefeitos de Canarana e Santa Cruz do Xingu.
Em Mato Grosso, apenas este ano, mais de 20 municípios já decretaram situação de emergência, a maioria por estiagem. Até o momento, mais de oito municípios tiveram a situação de emergência homologada pelo estado, após inspeção realizada in loco por equipes da Defesa Civil. Ao decretar a situação de emergência e ter o estado reconhecido, os municípios recebem ajuda financeira.
Em Canarana, o prefeito Evaldo Osvaldo Diehl (PSD) decretou a situação de emergência no dia 26 de setembro deste ano, alegando que a falta de chuvas afetou, com gravidade, várias comunidades do município, como assentamentos, aldeias indígenas e distritos, além das lavouras dos produtores, conforme informações do Sindicato Rural do município e laurdos das lavouras que atestam a situação anormal.
Em Santa Cruz do Xingu, a situação de emergência foi decretada no dia 27 de setembro pelo prefeito Marcos de Sá (PSB), também por causa da estiagem.
Fonte: G1 – MT