Um dos expoentes da agricultura brasileira, o ex-ministro Alysson Paolinelli faleceu nesta quinta-feira (29), em Belo Horizonte (MG), aos 86 anos. Sua atuação ficará marcada na história do desenvolvimento agropecuário brasileiro por ter modernizado a produção rural por meio da pesquisa e da tecnologia, colocando o país no caminho que o levaria a ser uma potência mundial na produção de alimentos. Pela importância da sua atuação na promoção da segurança alimentar mundial, Paolinelli foi indicado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz, em 2021. O Sistema FAEP/SENAR-PR lamenta, com profundo pesar, o falecimento do líder rural.
Engenheiro agrônomo e ex-professor universitário, Paolinelli foi um entusiasta da ciência. Durante o período em que comandou o Ministério da Agricultura, entre 1974 e 1979, empenhou-se para estruturar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atraiu para a instituição os melhores pesquisadores das universidades brasileiras, transformando a Embrapa em um centro criador e disseminador de conhecimento, que viria revolucionar a agricultura tropical nas décadas seguintes.
“Os produtores paranaenses e brasileiros devem muito ao ex-ministro Paolinelli, um homem de visão, que sempre teve na ciência e na pesquisa a bússola que orientou suas ações dentro e fora da via pública. Foi uma pessoa fundamental para que o Brasil pudesse aproveitar o seu potencial e passasse de importador a exportador de alimentos”, destacou o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette. “Nossos sentimentos a seus familiares e amigos”, acrescentou.
Paolinelli ocupou diversas posições de destaque ao longo da sua trajetória. Além de ministro da Agricultura e professor universitário, foi secretário de Estado da Agricultura, deputado federal constituinte, Presidente do Banco do Estado de Minas Gerais e Presidente da Sociedade Mineira de Agricultura. Mais recentemente, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O Sistema FAEP/SENAR-PR e seus colaboradores, em nome do sistema sindical rural paranaense, prestam solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Alysson Paolinelli e agradece pelo um legado inestimável deixado ao agronegócio brasileiro.
O post Sistema FAEP/SENAR-PR lamenta falecimento do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli apareceu primeiro em Sistema FAEP/SENAR-PR.
Fonte: Sistema FAEP