Paraíso / Tocantins (07 de dezembro de 2015) – Para mobilizar o setor agropecuário sobre a importância de proteger a água, o Sistema CNA/SENAR lançou o Programa de Proteção de Nascentes. Sindicatos Rurais de Tocantins participaram de uma ação na manhã do último sábado, 5 de dezembro, no município de Paraíso, onde foram protegidas 14 nascentes na Fazenda Grupiara, de propriedade do agropecuarista Rafael Regis Cordeiros.
A ação foi coordenada pelo Instrutor do SENAR/TO Ricardo Mendes. “O evento serviu para mostrar a importância de se proteger nascentes para garantir o abastecimento de água de qualidade, tanto nas propriedades rurais quanto nas cidades, além de promover a conscientização das pessoas envolvidas”, explicou.
Foram diagnosticadas 14 nascentes onde foram realizadas as cinco etapas de proteção. O primeiro passo foi identificar o tipo de nascente: fundo de vale, nascente de encosta e nascente de contato. O passo seguinte foi o cercar a nascente para protegê-la. Em seguida a conservação do solo, limpeza da área, e por último o replantio de espécies nativas.
Além de palestras e discussões sobre o tema, os participantes tiveram a oportunidade de participar do projeto na prática, fazendo plantio de árvores em uma das 3 nascentes localizadas na Fazenda Grupiara.
A entidade responsável pelo projeto em Paraíso é o Sindicato Rural que tem como parceiros a Prefeitura Municipal, IFTO, Naturatins, ITECA, Jornal Correio do Povo, Portal Benício e outras entidades locais.
Durante o evento foi proposto a criação de uma entidade envolvendo parceiros de Paraíso e toda região do Vale do Araguaia. Inscrições para participar do projeto continuam sendo feitas no Sindicato Rural, segundo o presidente José Antônio.
Em 2015, cidades como Paraíso, Pium, Marianópolis, Cristalândia e outros municípios da região tiveram problemas com a falta de água. Por isso, a preocupação em proteger o meio ambiente deve ser de todos.
Sobre o Programa de Proteção de Nascentes
O Programa de Proteção de Nascentes foi lançado em março de 2015 com a meta de proteger mil nascentes até o final de dezembro deste ano. O número de nascentes protegidas será divulgado essa semana, pelo Sistema CNA/SENAR.
Saiba mais sobre o programa: http://www.canaldoprodutor.com.br/sobre-sistema-cna/projetos-e-programas/programa-especial-de-protecao-de-nascentes#wrapper
Federação da Agricultura e Pecuária de Tocantins/ com Edição da CNA
Com informações e fotos do Portal do Benício: http://www.portalbenicio.com.br/
http://www.faetrural.com.br/
Fonte: Canal do Produtor