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SENAR-PR forma primeira turma do curso de piloto-automático

Na segunda quinzena de agosto, o SENAR-PR promoveu a primeira turma do
curso “Direcionadores automáticos de máquinas – GNSS em máquinas agrícolas”,
uma novidade do programa de Agricultura de Precisão (AP). O treinamento
aconteceu na Fazenda Califórnia, no município de Jacarezinho, no Norte do
Estado, a pedido dos proprietários, para a capacitação dos funcionários da
propriedade na operação de tratores com piloto-automático.

Para o gerente agrícola da Fazenda Califórnia, Luciano Zanardo, o curso
do SENAR-PR possibilitou uma formação mais completa aos operadores agrícolas.
“Eu trabalho há algum tempo com o piloto-automático, mas depois do curso,
percebi que compreendia o básico. O treinamento do SENAR-PR abriu vários
caminhos que não conhecíamos”, destaca. “Essa tecnologia é o futuro das
operações agrícolas, pois otimiza muito o trabalho do homem do campo. O
conhecimento adquirido vai nos dar suporte com mapas de colheita, de
pulverização e plantio, para sabermos realmente onde e quando usar os insumos”,
acrescenta.

Segundo avaliação dos participantes, o curso trouxe mais segurança para
os operadores explorarem os comandos do sistema. “São muitas funções que não
conhecíamos e agora estamos implementando, principalmente a questão dos mapas.
Como são muitos detalhes para cuidar na máquina, com o piloto, você fica mais
atento ao monitor. Melhorou demais”, avalia o auxiliar de produção Sergionei
Cardoso de Paula.

A otimização da rotina de trabalho também é um ponto citado pelo técnico
agrícola Giovane Alves Orlandini. “Nós tínhamos as ferramentas, mas hoje vemos
que não tínhamos o conhecimento necessário. Agora fazemos as calibrações sem
medo de errar, conseguimos adequar a máquina para cada tipo de terreno, o que
antes fazíamos com um único tipo de regulagem. A produtividade vai aumentar
bastante”, relata. “Foi um dos melhores cursos do SENAR-PR que eu já fiz”,
elogia Orlandini.

Precisão e menos perdas

Segundo o técnico do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/
SENAR-PR Heli Assunção, os participantes do curso aprenderam sobre o
funcionamento do Global Navigation Satelite System (GNSS) – Sistema Global de
Navegação por Satélite, em português – e sua aplicação no meio rural, além de
orientações sobre a importância da calibração dos sensores e da configuração
correta dos monitores dos direcionadores automáticos.

“Faz toda a diferença se uma máquina entra na lavoura e erra seu
posicionamento em 10 centímetros. Isso pode ocasionar um amassamento de uma
linha inteira de cultivo. O uso do piloto-automático possibilita um melhor
aproveitamento do talhão produtivo, com menor compactação do solo e amassamento
de cultura, economia de insumos e, consequentemente, mais lucro no final da
safra”, justifica.

O instrutor Gustavo Ponce Martins, responsável pelo curso na Fazenda
Califórnia, explica que o uso de um sistema de direcionamento automático nas
operações agrícolas contribui para o aumento da produtividade e redução dos
custos de produção. “Com o piloto- -automático, o operador tira a mão do
volante e fica totalmente focado em suas operações, além de ser mais preciso. É
uma ferramenta para alcançar melhores resultados e proporcionar melhores
condições de trabalho para o operador”, aponta.

A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, o
processo de automação agrícola permite estabelecer condições mais precisas e
ideais às espécies cultivadas. Com isso, é possível definir um plano de
navegação com base no mapeamento da lavoura e nos resultados esperados pelo
produtor.

“Os mapas permitem um controle maior do local e uma visão crítica de cada
pedaço do terreno. É a primeira ferramenta para conseguir equalizar a lavoura,
o que significa aumentar a produtividade de áreas menos produtivas”, destaca o
instrutor do SENAR-PR.

Curso

Os direcionadores automáticos são basicamente compostos por dois
elementos: uma antena que capta o posicionamento do trator por meio do GNSS e
um monitor equipado com um software, afixado na cabine do trator. A tela
permite ao operador acompanhar a navegação e ter acesso a uma série de dados em
tempo real. A precisão das operações realizadas por meio do GNSS é uma das
vantagens do uso do direcionador automático.

O curso do SENAR-PR tem duração de 24 horas, divididas em aulas teóricas
e práticas. Para otimizar a capacitação, a entidade adquiriu dois
direcionadores automáticos da marca Trimble – um dos maiores fabricantes
mundiais de aparelhos de AP. Os equipamentos estão instalados em tratores que
pertencem aos Centros de Treinamento Agropecuário (CTA) de Assis Chateaubriand e
Ibiporã, ambos do SENAR-PR. Assim, o curso de piloto-automático passou a fazer
parte do catálogo da entidade de forma regular. Os aparelhos adquiridos também
estão disponíveis para uso em outros títulos ofertados nos CTAs, como
“Agricultura de Precisão – introdução” e “GPS”.

O sistema de direcionamento automático pode ser instalado em máquinas
agrícolas além do trator, como colhedoras, distribuidores de fertilizantes e
pulverizadores autopropelidos, e utilizado em operações diversas, como plantio,
pulverização e colheita.

Serviço

O curso de piloto-automático e outros mais de 250 títulos do catálogo do
SENAR-PR estão à disposição no site www.sistemafaep.org.br. Todas as
capacitações são gratuitas e o participante recebe certificado ao término do
curso.

A notícia SENAR-PR forma primeira turma do curso de piloto-automático apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.

Fonte: Sistema FAEP



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