Os colégios agrícolas das cidades de Cambará (Norte Pioneiro), Umuarama (Noroeste), Lapa (Região Metropolitana de Curitiba), Palotina (Oeste), Ponta Grossa e Castro (ambas nos Campos Gerais) ganharam um reforço para disseminar as práticas de conservação do solo e água entre os alunos. O SENAR-PR entregou kits compostos por quatro trados, trena de 30 metros, clinômetro, estufa (secagem de solo), GPS de mão e jogo de peneiras às entidades educacionais que participaram da categoria Agrinho Solo no Concurso Agrinho 2017. Os colégios da Lapa, Castro, Ponta Grossa e Umuarama já foram contemplados.
A entrega em Palotina e Cambará ocorrerá em novembro. Com as novas ferramentas à disposição, a proposta é que os alunos possam transformar em prática a teoria dos cursos ligados a manejo de solo. Atualmente, o Paraná sofre com processos erosivos em diversas regiões, o que ocasiona perdas de produção e produtividade nas lavouras.
“O Paraná já conta com o Prosolo para retomar as práticas conservacionistas. Mas também precisamos trabalhar isso na base, entre as crianças e os jovens. Esses instrumentos irão permitir que as futuras gerações desenvolvam, desde já, atividades e projetos de manejo de solo, inclusive nas propriedades da família. Tornando isto uma prática normal na propriedade”, destaca Humberto Malucelli Neto, superintendente do SENAR-PR.
Leia mais sobre o tema aqui.
A notícia SENAR-PR entrega kits para o manejo de solos aos colégios agrícolas apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP