Brasília (24/08/2018) – As oportunidades do setor agropecuário brasileiro e a expectativa mundial em relação à produção agrícola foram apresentadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) durante o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia que está acontecendo em Maceió, Alagoas.
O engenheiro agrônomo e assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Rafael Nascimento da Costa, participou da mesa-redonda Agronegócio no Nordeste ao lado dos engenheiros agrônomos Antonio Dias Santiago e Hibernon Cavalcante Albuquerque.
No debate, o assessor do Senar mostrou um panorama do agronegócio no Brasil e apresentou a relevância do setor para a balança comercial e geração de empregos.
Em sua apresentação, Rafael explicou os programas de qualificação profissional do Sistema CNA/SENAR voltados para as novas tecnologias para o campo, como a operação de drones e mapeamento aéreo, além dos programas nacionais de agricultura de precisão e Agricultura Irrigada (aqui colocarei os links).
Desde 2016, o Senar já capacitou mais de 650 pessoas em operação de drones nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
“Por meio das capacitações de Formação Profissional Rural e da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial o Senar transfere tecnologia aos produtores rurais. Isso contribui para o aumento da produção de alimentos para o mercado interno e também para a exportação”, destacou.
Rafael destacou ainda os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro em maio que reforçam que o Brasil produz alimento preservando 282 milhões de hectares em todo o País. “Dos 66,3% da vegetação nativa brasileira, metade, 33,2%, está dentro de propriedade privada”.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
Fonte: Canal do Produtor