Na região Sul do Brasil, o tempo amanheceu instável e com chuvas nesta segunda-feira (15/8). De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a passagem de uma frente fria sobre a região tem resultado em chuvas em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Essas chuvas, segundo o especialista, devem manter os solos com bons níveis de umidade, o que será benéfico para as lavouras de inverno, como o trigo.
- Mas, por outro lado, elas atrapalham o pleno andamento da colheita do milho safrinha, que está na reta final e deve ser concluída até o fim da próxima semana – diz Marco Antonio.
Ao longo dessa semana, essas condições climáticas devem avançar para as áreas produtoras de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do sul de Minas Gerais. Segundo o meteorologista, isso deve atrapalhar os trabalhos de colheita de café, cana e milho desses Estados.
O tempo fechado e com chuvas deve persistir ao longo de toda a semana, mas, mesmo com chuvas concentradas nas regiões citadas acima, os riscos de perdas ainda são baixos.
- Apenas poderá ocorrer uma nova redução nas taxas de produtividade de ATR (Açúcar Total Recuperável) na cana, devido ao aumento de umidade – afirma.
Em relação às temperaturas, Marco Antonio afirma que elas devem manter o padrão das últimas semanas, com noites mais frescas e elevações durante o dia.
- No entanto, devido a presença da frente fria, essa amplitude não será tão grande – diz.
Fonte: Globo Rural