O Brasil sediará, de 2 a 3 de setembro, a Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos frente aos Desafios do Comércio Internacional. Nesses dois dias, representantes de 36 países das Américas vão debater formas de harmonizar as medidas sanitárias e fitossanitárias, a fim de ganhar mais competitividade no mercado global. A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o diretor-geral do IICA, Víctor Villalobos, vão abrir o encontro, dia 2, às 9h30.
A reunião é promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e ocorrerá no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Kátia Abreu destaca a importância do evento para o Brasil e para as Américas.
- O processo de globalização redobra as exigências sanitárias para os países exportadores, pondo em permanente desafio a missão de garantir o abastecimento com segurança e saúde para as populações. Este desafio é permanente e é sempre preciso aprimorá-lo, desenvolvendo tecnologia e intercâmbio para assegurar a simbiose entre o êxito comercial e a segurança alimentar – disse.
A ministra ressalta ainda as medidas adotadas pelo Brasil para assegurar a sanidade de seus produtos de origem animal e vegetal.
- Na agropecuária, o melhor ataque é a defesa, a defesa sanitária. E o Brasil tem sido obstinado quanto a isso. Daí a importância dessa reunião, na qual estarão presentes representantes de 36 países das Américas para podermos harmonizar as nossas ações neste setor – falou.
Segundo estatísticas oficiais de 2013 da Organização Mundial do Comércio (OMC), o valor das exportações agropecuárias de Américas ultrapassa US$ 430 bilhões, representando aproximadamente 25% do comércio mundial do setor, que é estratégico para as economias do continente.
Esses números reforçam, na avaliação do governo brasileiro, a necessidade de trabalhar em conjunto para dotar os países produtores de instrumentos harmônicos e efetivos que contribuam para dinamização do comércio agropecuário.
No encontro, os representantes dos países devem trocar conhecimentos sobre os desafios e oportunidades para melhorar a sanidade agropecuária e a inocuidade dos alimentos. A partir de informações técnico-científicos e uso de tecnologias, os países poderão, além de fortalecer suas capacidades técnicas, chegar a novas medidas que lhe deem mais competitividade nos mercados.
O diretor-geral do IICA enfatiza a importância da presença dos diretores e chefes dos serviços oficiais dos 36 países. A expectativa, acrescenta Villalobos, é que os resultados do encontro sejam levados pela ministra Kátia Abreu, em novembro próximo, à reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), que ocorrerá em Cancun.
Serviço
Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos frente aos Desafios do Comércio Internacional
Data: 2 e 3 de setembro de 2015
Local: Palácio do Itamaraty – Sala San Tiago Dantas (STD), Brasília-DF, Brasil.
Visite: http://risavia2015.com.br/
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento