O clima chuvoso em algumas regiões da Rússia está colocando em risco a safra de grãos do próximo ano, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura nesta sexta-feira.
A perspectiva pessimista da pasta para a produção em 2018 segue-se à redução das projeções do governo para o ciclo deste ano, que ficaram inclusive abaixo da maioria das estimativas não oficiais.
- Até o momento, o próximo ano realmente não promete uma boa colheita. É por isso que devemos ter reservas para o próximo ano – afirmou o chefe do Departamento de Cultivo do ministério, Pyotr Chekmarev, durante uma conferência em Moscou.
Segundo ele, os agricultores “atrasaram o plantio dos grãos de inverno”. Espera-se que a Rússia colha uma safra recorde neste ano, tornando-se o maior exportador de trigo do mundo na safra iniciada em 1º de julho.
No entanto, o Ministério da Agricultura russo tem mantido sua previsão modesta para a colheita de grãos em 2017 em 110 milhões de toneladas por peso limpo, abaixo das estimativas não oficiais, de cerca de 133 milhões de toneladas.
O ministério disse que a diferença deve-se ao risco de que algumas regiões da Rússia não possam colher seus grãos antes do início do tempo frio.
Fonte: Reuters