uvas-web

SAFRA DE UVA

A safra gaúcha de uva deverá atingir 600 mil toneladas para processamento industrial em 2018, queda de 20,3% se comparada ao recorde de 753 mil toneladas registrada no ano passado, estima o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

O Rio Grande do Sul é responsável por 85% da produção brasileira de uvas e vinhos e deu início à colheita na segunda quinzena de dezembro, duas semanas antes do habitual. Em nota, o Ibravin explica que “as condições climáticas e o manejo adequado realizado ao longo dos meses estão proporcionando às uvas boa qualidade e níveis altos de graduação de açúcar”, o que deve garantir a qualidade das bebidas produzidas a partir das uvas colhidas nesta safra.

- Devido às regularidades das chuvas e às uvas estarem amadurecendo com clima mais seco, vamos ter uma excelente qualidade – avalia o presidente do Ibravin e da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho/RS), Oscar Ló.

Conforme o instituto, as variedades bordô, niágara, violeta, concord, pinot noir e chardonnay foram as primeiras a serem colhidas no Estado. Neste mês, as vinícolas estão recebendo também as uvas merlot, riesling itálico e glera, e em fevereiro e março será a vez das cabernet sauvignon e franc, tannat, moscato branco, isabel e trebbiano.

Em relatório, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS) projetou a produção de 720 mil toneladas, incluindo a uva para processamento e consumo in natura. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Ângelo Todeschini, 2017 registrou apenas 188 horas de frio abaixo de 7,2ºC em Bento Gonçalves, abaixo da média histórica de 410 horas.

- Além disso, a alta produção de frutas na safra passada impôs um consumo de nutrientes além do potencial de reposição da planta, deixando-a exaurida para o ciclo seguinte – avalia.

Fonte: Diário do Comércio & Indústria



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.