O escritório de meteorologia agrícola da Austrália disse nesta terça-feira que os fracos preços globais do trigo têm levado os produtores a plantar outros cultivos, o que deverá limitar a produção nacional no ano que vem a 25,4 milhões de toneladas, 5 por cento abaixo de algumas previsões de consultorias privadas.
Apesar de chuvas fortes criarem condições de desenvolvimento favoráveis, o diretor de commodities agrícolas do Centro Australiano de Agricultura, Recursos Econômicos e Ciências Rurais (Abares, na sigla em inglês), Trish Gleeson, disse que a área semeada com trigo deve cair, refletindo os maiores retornos em outras lavouras.
- Nós levamos em consideração as chuvas sazonais, mas os preços mais baixos do trigo e mais altos para cultivos alternativos, como as rotações para grão de bico, lentilha e leguminosas devem ser levados em conta – disse Gleeson à Reuters.
O Abares, em seu relatório de previsões para o trimestre entre abril e junho, manteve sua estimativa de um aumento de 5 por cento em comparação anual na produção de trigo, para 25,4 milhões de toneladas em 2016/17, principalmente devido à expectativa de aumento na produtividade por hectare.
O Rabobank, no entanto, projetou a produção em 26,7 milhões de toneladas, com alta de 10 por cento ante o ano anterior, enquanto o economista especializado em agronegócio Phin Ziebell, do National Australia Bank, estimou um rendimento de 26,1 milhões de toneladas em 2016/17.
Fonte: Reuters