O tempo sem chuvas liga o alerta dos produtores de milho segunda safra no Centro-Sul do Brasil. Mesmo com a preocupação, ainda será preciso esperar um pouco mais para que os maiores volumes atinjam as lavouras.
De acordo com Desiree Brandt, da Somar Meteorologia, a chuva deve retornar em áreas do interior na região Sul.
“Uma área de baixa pressão que se forma no Paraguai e na Argentina espalha nuvens de chuva fim de semana, atingindo as áreas mais ao oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catariana e Paraná, mas o volume será baixo” – afirma Desiree Brandt.
Para as principais áreas de milho 2ª safra o tempo segue seco, e o nível de umidade do solo está muito baixa no interior paulista, triangulo mineiro, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, sul de Goiás e Paraná. Nessas áreas, a previsão do tempo não indica volumes significativos pelos próximos dez dias.
“Será apenas a partir do dia 4 de maio, que temos previsão de chuva no Sul. Serão volumes mais expressivos, que pode chegar a 30 mm no oeste no Paraná. Enquanto isso, em Mato Grosso do Sul áreas do Sudeste, Goiás, e áreas de Mato Grosso, o tempo segue seco” – finaliza Desiree.
Fonte: Canal Rural