No Piauí o tempo é de fartura para quem cultiva mandioca. Depois da seca, choveu bem em várias regiões do estado e a safra deve dobrar em relação ao ano passado. A chuva transformou a paisagem de Marcolândia, uma das regiões do estado onde mais se produz mandioca. A área plantada é de 2.300 hectares, quase o dobro do ano passado.
O que está acontecendo este ano em Marcolândia é a recuperação da mandiocultura. Nos últimos três anos, a estiagem arrasou a produção. Em várias propriedades, as perdas foram totais. Para ter mandioca no mercado local era preciso comprar de São Paulo, mas o produto chegava muito caro, custando até R$ 700 por toneladas.
O estado deve colher esse ano quase 350 mil toneladas. Fábricas que produzem a farinha de mandioca, que foram fechadas durante a estiagem, estão reabrindo.
No município de Simões, a área plantada passou de dois mil para três mil hectares e a produção de 12 mil toneladas para 25 mil toneladas. A promessa de boa safra também alegra produtores.
A tonelada da mandioca está sendo vendida, em média, por 150 reais. Os valores são bem abaixo dos 700 reais que se gastava no ano passado pela mandioca do Sudeste.
Fonte: Globo Rural