feijao2_G

SAFRA DE FEIJÃO

O grande volume de chuva registrado nos últimos dias no município de Adustina, localizado no nordeste da Bahia, tem preocupado produtores de feijão da região diante da possibilidade de perda da safra. Enquanto em anos anteriores a vilã foi a seca, dessa vez o tempo chuvoso é que está prejudicando a qualidade dos grãos. A prefeiura municipal prevê um prejuízo de até 20% na colheita desse ano.

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Alex Sílvio, somente nos últimos oito dias foi registrado volume de chuva de 130 mm no município, o que era esperado para o mês inteiro. Com isso, o feijão que era pra sair do campo quase seco e maduro está sendo colhido com humidade acima do ideal ou mesmo apodrecendo nas vagens ainda no pé. Além disso, os grãos que já foram armazenados também correm risco de apodrecer, porque, sem sol, o feijão não seca. O período da colheita ocorre sempe de agosto a setembro, três a quatro meses após o plantio.

A situação atual é bem diferente da registrada em 2013, quando Adustina teve a melhor safra em 30 anos. A cidade, localizada a cerca de 356 quilômetros de Salvador, e mais 13 municípios vizinhos formam a maior região produtora de feijão de inverno do estado da Bahia. A produção é vendida nas feiras livres do mercado interno e escoa também para outros estados, como Ceará e Pernambuco. Nos últimos três anos, no entanto, a seca prolongada que atingiu a região atrapalhou os planos dos produtores, agora surpreendidos também com o volume alto de chuva.

- Para essa época do ano, quando ocorre a colheita, a gente não esperava chuva tão expressiva. Vem chovendo de forma regular e isso não é comum. Agosto e setembro são, históricamente, meses de colheita do feijão, e esse tempo chuvoso pegou os agricultores de surpresa. Alguns que tiveram acesso a informações meteorológicas conseguiram se apresssar e fazer a colheita de forma antecipada. Mas os demais estão tendo prejuízo em suas lavouras – destacou Sílvio.

Fonte: G1



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.