Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), prenderam na noite deste domingo (05.07), oito pessoas suspeitas de praticarem roubo de gado na região de Dourados e Ponta Porã. A policial ocorreu por volta das 20h, durante bloqueio policial na MS-270, próximo ao Distrito de Itahum, região de Dourados.
Os policiais abordaram para fiscalização de rotina um veículo GM Montana de cor preta com placas de Amambaí/MS, conduzido por Fabiano Marcelo de Aguiar Pires de 33 anos, acompanhado de Silvio Eugenio Batista de 34 anos, ambos moradores em Dourados/MS.
Durante a vistoria foi localizada na carroceria da GM Montana um volume de carne fresca, proveniente de um bovino abatido, inclusive com a cabeça do animal junto a carne.
Questionados sobre a procedência e propriedade do bovino, os dois envolvidos não souberam esclarecer, dizendo que o responsável pelo abate seria um homem identificado como Wagner Ribeiro de Matos, 40 anos e que estaria vindo logo atrás.
A polícia abordou o susporto autor, juntamente com seu filho Gabriel Freitas de Matos, 18 anos, Osmar Vargas de Souza de 32 anos e Ronaldo nunes Duarte de 30 anos, em um veículo Corsa. Segundo Wagner, havia recebido uma novilha como parte de pagamento da pessoa de Carlos Souto, 34 anos, administrado da Fazenda Terra Nova na região de Itahum.
Carlos foi procurado pelos agentes e mesmo assim, não houve informações precisas sobre a procedência do gado abatido.
Todos foram encaminhados a Delegacia de Fronteira em Dourados. Foram apreendidos nos veículos cordas, laços, facas, facões e um machado, utilizado no abate do gado.
O caso está sendo tratado como abigeato (roubo/furto de gado).
Fonte: Correio do Estado