O aumento da resistência nas lavouras está associado a práticas de manejo que vêm ganhando força naagricultura brasileira, como a monocultura da soja e o uso continuado de produtos com o mesmo mecanismo de ação. Tanto a falta de rotação de culturas como a não alternância de agroquímicos facilita a seleção de pragas, fungos e doenças resistentes.
– É o caso da soja ou arroz cultivado no mesmo solo por vários anos seguidos – exemplifica o engenheiroagrônomo Dirceu Gassen, consultor agrícola.
Além do aumento da área cultivada com soja a cada ano, reduzindo a alternância de culturas, no Rio Grande do Sul também preocupam as áreas deixadas em pousio no outono e no inverno.
– É preciso compreender a importância da vegetação e da palha na supressão de pragas. Por isso, é necessário que se mantenha a cobertura permanente do solo – completa Gassen.
No Brasil, são mais de 2,5 mil pragas registradas no Ministério da Agricultura, além de outras 200 quarentenárias (que não existem no Brasil). Presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes alerta que muitas vezes o manejo equivocado pode levar a perda da tecnologia em um tempo relativamente curto.
– O uso continuado de um mesmo tipo de herbicida sobre uma cultura geneticamente modificada, por exemplo, tende a pressionar o surgimento da resistência – explica.
Plataforma Difenciada
No caso dos transgênicos, Lopes destaca que é preciso buscar alternativas, fazendo a alternância de produtos usados nas lavouras para evitar a resistência de plantas daninhas.
A problemática tem motivado pesquisas e análises feitas pela Embrapa, em parcerias com o setor privado. Entre as ações, está a Aliança para Inovação Agropecuária, uma nova “plataforma” anunciada no final do primeiro semestre que trabalhará os objetivos em longo prazo da estatal.
– Queremos tornar o sistema de pesquisa e inovação mais integrado e cooperativo, exatamente para conseguir fazer frente aos desafios que estão aí de uma maneira mais eficiente, a custos mais baixos e em tempo mais curto – resume Lopes.
Fonte: Zero Hora
Fonte: Canal do Produtor