Uma frente fria passou pela região Sul do Brasil nas últimas horas e é seguida por uma área de baixa pressão atmosférica que causa muitas instabilidades. As chuvas podem ser fortes em algumas localidades da região e o ar frio de origem polar derruba as temperaturas.
“Há condições para mais chuva no decorrer do dia em todas as regiões do Paraná e de Santa Catarina, mas as nuvens mais carregadas ficam no centro-leste paranaense, incluindo a Grande Curitiba, no litoral norte catarinense e no Vale do Itajaí”, destacou a Climatempo.
A chuva mais forte já passou pela maior parte do Rio Grande do Sul no final de semana, por isso que os acumulados mais expressivos agora ocorrem sobre áreas de Santa Catarina e Paraná. Amanhã (20) ainda deve chover nessas regiões com menor frequência e intensidade.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para chuvas intensas em Santa Catarina. O aviso vale para o Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Meio-Oeste Catarinense e Litoral Norte Catarinense.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, destacou o instituto nacional de meteorologia sobre as chuvas.
Neste início de semana, segundo o Inmet, várias cidades da região Sul estão entre as que tiveram maiores acumulados. Morretes (PR): 38,4 mm, Inácio Martins (PR): 37,2 mm, Curitibanos (SC): 31,8 mm, Irati (PR): 27,8 mm e Cruz das Almas (BA): 22,9 mm.
O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias aponta que as chuvas mais volumosas seguirão concentradas sobre a região Norte do país no período, mas elas também ocorrerão no litoral nordestino. Também tem chuva fraca a moderada em áreas do Sul e Sudeste.
Depois da passagem da frente fria no Rio Grande do Sul, uma onda de ar frio toma o estado a partir desta segunda-feira. O frio também será sentido neste início de semana sobre os outros estados da região Sul. O estado gaúcho teve mínima abaixo de zero.
“As nuvens carregadas já saíram do Rio Grande do Sul e o ar frio de origem polar atua com mais força sobre o estado nesta segunda-feira, 19″, informou a Climatempo.
Ainda nesta segunda-feira, segundo o Inmet, há alerta de baixa umidade no DF, GO, MA, MT, PA, PI e TO. MS, SC e SP tem declínio de temperatura, enquanto no RJ e SO tem alerta de ventos costeiros.
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 19 até 27 de agosto, as chuvas mais volumosas caem sobre as extremidades do país, com altos volumes no Norte e baixos a moderados acumulados no Sul e áreas do litoral Leste.
De 27 de agosto até 04 de setembro, a tendência segue a mesma do mapa anterior pela região Norte do país. Seguem as precipitações fracas a moderadas em áreas do Leste brasileiro. No Sul, as precipitações ficam mais fortes e se concentram no extremo Sul e Leste. A maior parte da região central ainda terá tempo firme.
Fonte: Notícias Agrícolas