Há mais de 20 anos os irmãos Machiavelli não abrem mão dos produtos marca Pioneer® e da linha de defensivos agrícolas da DuPont para buscar melhores resultados na propriedade. Atualmente os produtos são utilizados em 600 hectares de milho e 2.700 hectares de soja cultivados por Ajadir e Aldemir.
- As sementes marca Pioneer® têm vigor de qualidade, umas variedades se destacam pela precocidade e outras pela produtividade – elogia Aldemir.
- A DuPont tem ótimos fungicidas, herbicidas e os inseticidas são de 1ª linha, excepcionais para o controle de lagartas – acrescenta Ajadir.
A Granja Erica dos irmãos Machiavelli, em Cruz Alta na região noroeste do Rio Grande do Sul, sediou no dia 10 de fevereiro o 2º Circuito Integrado de Tecnologias para apresentar aos agricultores da região os produtos e tecnologias desenvolvidos pela DuPont e DuPont Pioneer.
A área experimental da DuPont Pioneer foi implantada desde outubro do ano passado com o início do plantio das variedades – no campo foram cultivados seis híbridos de milho: P1630H, P2530, 30F53YH, P3161H, 32R22H e 30B39HR e duas novas variedades de soja: 95R51 e 95Y72 – lançadas recentemente, mas já com resultados significativos obtidos por sojicultores gaúchos. Do portfólio dos produtos marca Pioneer® um dos destaques é o híbrido P1630H que é considerado o mais rápido do mercado e tem como vantagem a possibilidade dos agricultores da região cultivar uma segunda safra de soja, feijão ou milho silagem.
- A demanda pelo P1630H continua crescendo nas principais regiões onde se trabalha com o sistema de produção milho hiperprecoce x soja/feijão, não somente pelo excelente potencial produtivo, mas, sobretudo pela sua precocidade. Definitivamente, nestas regiões, este é o sistema que melhor remunera a atividade do produtor dentro do ano. Nesta safra o produtor conseguiu melhor preço por ser o primeiro produto colhido, em média recebeu R$ 3 a mais por saca. Ainda ganhou, pelo menos, 10 dias de antecipação do plantio da soja, o que significa algo ao redor de 10 sacas/ha de aumento no rendimento médio da lavoura de soja, algo como R$ 500,00/ha – calcula o gerente regional da DuPont Pioneer – Rafael Seleme.
Além de apresentar as características de cada produto, os profissionais da equipe DuPont Pioneer mostraram as práticas de manejo para otimizar os resultados e o produtor rural obter melhor rentabilidade. Tratamento de sementes, a importância da qualidade do plantio – atenção para o maquinário, velocidade de plantio e sistema de distribuição da plantadeira -, manejo integrado de pragas e manejo adequado de fertilidade – com a quantidade e parcelamento dos principais nutrientes importantes para o cultivo – foram algumas das dicas repassadas aos participantes.
- O encontro foi voltado para levar soluções que atendam os produtores para que possam colher mais e melhor – reitera o representante da DuPont Pioneer na região, Paulo Olavo.