Representantes do agronegócio de Mato Grosso participam na próxima semana de um encontro de discussões sobre o setor, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Eles integrarão uma comitiva liderada pelo governo do estado no Fórum Global para Inovações na Agricultura, entre os dias 16 e 18 deste mês.
Às autoridades, se juntarão integrantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Federação Agropecuária do estado (Famato) e associações de criadores de bovinos (Acrimat) e suínos (Acrismat) do estado. A agenda prevê, além da participação no fórum reuniões com empresários locais e com a BRF, empresa brasileira que tem uma unidade produtiva na região.
“Os países do oriente estão, cada vez mais, se destacando como grandes consumidores das commodities mato-grossenses”, diz Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja-MT, no comunicado divulgado pela entidade.
De acordo com a Aprosoja-MT, a intenção é ampliar os negócios com a região do Oriente Médio. No caso dos grãos, a região responde por 28% das compras do milho mato-grossense. Na soja, como a demanda é concentrada pela China, os árabes respondem por apenas 5% do volume total.
Fonte: Globo Rural
Fonte: Canal do Produtor