A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) enviou um ofício à Ministra da Agricultura, Tereza Cristina solicitando à pasta que ele faça a intermediação junto aos bancos para viabilizar a prorrogação de dívidas dos produtores rurais.
Para justificar o pedido, a FAEP destaca que os produtores do estado vêm enfrentando dificuldades devido às perdas ocorridas nas lavouras de grãos, principalmente na soja. Diante deste cenário de redução da produtividade e produção, há um risco de incapacidade de pagamento dos créditos de custeio e investimento contratados.
“Queremos evitar que os produtores fiquem inadimplentes e impedidos de operar no sistema de crédito, o que desencadearia danos aos demais cultivos da safra em curso”, afirma, em nota, o presidente da entidade Ágide Meneguette.
Devido à estiagem nas regiões produtoras do Paraná, a cultura da soja já registra perdas de até 40%, de acordo com informações da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná (Seab). As estimativas do serviço meteorológico Climatempo são de que as condições climáticas melhorarem somente a partir da última semana de janeiro.
Fonte: DATAGRO