Agroeste apresenta em evento técnico dois lançamentos e a tecnologia VT PRO3®
O lançamento oficial na região de Não-Me-Toque dos híbridos de milho: AS 1666 PRO3 – o superprecose versátil e produtivo – e o AS 1677 PRO3 com ciclo hiperprecose, foi realizado durante o 2º Centro Tecnológico Agroeste (CTA), realizado na semana de 23 a 28 de fevereiro na propriedade do Representante Comercial da Agroeste, Evandro Carlos Schuster, em Colônia São Pedro, interior de Não-Me-Toque. O evento reuniu mais de 500 produtores rurais, agrônomos e técnicos agrícolas de cooperativas e cerealistas. Na área experimental foram cultivados desde outubro do ano passado os híbridos de milho: AS 1677 PRO3, AS 1666 PRO3, AS 1656 PRO3 e AS 1572 PRO, além das variedades de soja com a tecnologia Intacta RR2 PRO®: AS 3570 IPRO e AS 3610 IPRO.
– No CTA apresentamos primeiramente a tecnologia VT PRO3® que confere aos híbridos resistência as principais lagartas que atacam a cultura do milho: lagarta do cartucho, lagarta da espiga e broca do colmo; confere também tolerância a herbicidas a base de glifosato e resistência Diabrotica speciosa (larva-alfinete) que ataca a raiz do milho – revela o Representante Comercial da Agroeste, Evandro Carlos Schuster.
– A larva-alfinete é uma praga que se alimenta das raízes da planta. A tecnologia VT PRO3® promove a proteção do sistema radicular possibilitando melhor absorção de nutrientes e de água na cultura. Também, com um sistema radicular mais resistente ao ataque de pragas reduz o risco de tombamento – avalia a engenheira agrônoma da Löser Cereais, Geórgia Luiza Maldaner.
– A tecnologia VT PRO3® vem para melhorar a eficiência da cultura do milho e assim, produzir mais – destaca o produtor de Quinze de Novembro, Fábio Marcon.
– É uma tecnologia importante, vai dar muita diferença no enraizamento – acrescenta o agricultor de Cruz Alta e Ibirubá, Valdir Löser.
Para combater um problema crescente nas lavouras – a resistência de plantas daninhas a herbicidas, os participantes receberam informações sobre o Sistema Roundup Ready Plus®, para enfatizar a necessidade de uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação durante o ano agrícola, como, por exemplo, herbicidas de ação residual na pré-emergência das culturas, além de rotação de culturas, utilização de culturas de cobertura e adoção das melhores práticas agrícolas integradas para o manejo e prevenção de plantas daninhas resistentes, protegendo a produtividade da cultura.
A importância do plantio de refúgio para obter maior longevidade das tecnologias VT PRO®, VT PRO2®, VT PRO3® e INTACTA RR2 PRO® foi outro ponto abordado no Encontro Técnico. O produtor Luciano Zuchelli tinha abandonado o plantio do milho e veio participar do Centro Tecnológico Agroeste para conhecer novidades para aumentar a rentabilidade e poder voltar a destinar 30% dos 500 hectares que cultiva em Espumoso para a cultura do milho.
– Dependemos muito dessas tecnologias para permanecer na profissão – enfatiza Zuchelli.
Diferenciais: Ideal para plantio no cedo (abertura). Alta resposta aos manejos agronômicos: população de plantas, fertilização, controle de plantas daninhas, pragas e doenças. Excelente sanidade foliar.
Benefícios: Colheita antecipada com elevado potencial produtivo.
Diferenciais: O hiperprecoce para abertura de plantio. Além da hiperprecocidade, possui alta performance na abertura de plantio. Grãos pesados e profundos.
Benefícios: Melhor escalonamento de planejamento de plantio. Colheita antecipada. Recomenda-se seguir o posicionamento e a população de plantas/ha. Plantio em áreas de alta fertilidade e manejos de plantio para explorar seu potencial produtivo.
Diferenciais: O precoce para aumentar a sua produtividade. Tem potencial produtivo superior na região Sul. Tolerância à E. turcicum e P. sorghi.
Benefícios: Maior retorno financeiro na aplicação de alta tecnologia de manejo, rentabilidade diferenciada na comercialização, melhor aproveitamento dos nutrientes do solo e eficiência na colheita. Responde ao manejo de alta tecnologia e adubação. Se necessário, usar fungicidas. Plantar em área de alta fertilidade e manejo.
Diferenciais: Silagem de qualidade e sanidade. Excelente sanidade foliar e qualidade de colmo e de grãos. Excelente arranque inicial.
Benefícios: Maior retorno financeiro por área plantada: na produção de silagem de alta qualidade ou na produção de grãos. Facilidade no manejo da cultura. Recomendado para produção de silagem de alta tecnologia e abertura de plantio.