Na contramão do Brasil, o seguro rural em Mato Grosso do Sul registrou queda de 12% em 2014. Em todo o país, a contratação do benefício cresceu 16%. Cerca de 914 mil hectares foram assegurados no último ano no estado.
Em 2013, um milhão de hectares estavam com seguro em Mato Grosos do Sul. Somente a área plantada de milho teve queda de 47% em 2014. Por outro lado, a área de soja assegurada aumentou 10%.
Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), uma das justificativas é o baixo nível de cobertura. O que também causa o desinteresse dos produtores é a redução da subvenção por parte do governo.
A subvenção econômica é um benefício concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o objetivo de tornar o seguro mais acessível no campo. Ao contratar o serviço o produtor paga uma parte do prêmio e o governo garante o restante do valor.
Em 2014, o Mapa disponibilizou R$ 694 milhões de reais. O custeio do prêmio chegava a 70%. Mas em 2016 a ajuda será reduzida para R$ 400 milhões. Um dos entraves é também a falta de informação.
Além da proteção da lavoura, outros custos podem ser adicionados, conforme a necessidade de cada cultivo ou região. Cabe ao produtor a análise dos produtos e as propostas das seguradoras. Além da produção agrícola, o seguro cobre também a pecuária.
Fonte: G1