Diante de um mercado global de café cada vez mais competitivo e com países produtores importantes ganhando espaço, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) chama a atenção para a necessidade de o setor ampliar a qualidade do grão nacional.
- O mercado brasileiro tem tradição, mas estamos trabalhando para mostrar para a indústria e para o produtor que o destaque deve ser a qualidade, não o preço ou volume – disse Ricardo Silveira, presidente da Abic, durante a entrega do prêmio Melhores da Qualidade 2017, realizado pela associação em São Paulo, nesta terça-feira, 26.
O prêmio, uma alternativa encontrada pela Abic para incentivar a modernização e investimentos no setor cafeeiro, confere reconhecimento às marcas que se destacam durante o ano no Programa de Qualidade do Café (PQC). A gerente de Comunicação da Jacobs Douwe Egberts (JDE), Isabela Botaro, disse que um grande espaço de crescimento no Brasil hoje está nos café de maior qualidade. A empresa, de olho em um mercado ainda pouco explorado no Brasil, o de cafés super premium, trouxe recentemente para o País a L’OR, marca francesa top de linha do grupo. A JDE é dona da marca Pilão, líder no mercado brasileiro, além da Caboclo, Seleto, Damasco, Pelé e Café do Ponto.
Ricardo Silveira destacou que acendeu uma luz amarela no setor cafeeiro nacional, na medida em que as exportações do Brasil recuaram neste ano até agora, enquanto os estoques de países compradores importantes continuam robustos.
A exportação brasileira caiu 7,4% nos primeiros oito meses de 2017 na comparação com igual período do ano passado, para 17,365 milhões de sacas de 60 kg, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Em agosto, os estoques dos EUA recuaram 147,3 mil sacas, para 7,266 milhões de sacas após atingir os níveis mais altos dos últimos 20 anos em julho (7,41 milhões de sacas), segundo a Associação de Café Verde (GCA, na sigla em inglês). Entretanto, analistas apontaram que as reservas devem voltar a subir em breve, à medida que a colheita avança em países produtores, principalmente Colômbia e da América Central.
Premiação e Aplicativo
Na premiação Melhores da Qualidade 2017, a marca Pelé Torrado e Moído Tradicional Vácuo, da JDE, levou o primeiro lugar na categoria Tradicional. Na categoria Superior, o primeiro lugar foi da torrefadora DPS Gonçalves, com a marca Fraterno Grão Superior. Enquanto o grupo 3Corações levou o primeiro na categoria Gourmet, com o 3Corações Orgânico Vácuo. A Abic também lançou durante o evento o aplicativo De Olho No Café, que permite que o consumidor verifique, em tempo real, pelo celular, as certificações conferidas pela entidade à cada marca. Desenvolvido pelo Instituto Totum, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais do iOS e Android. Para utilizar, basta o consumidor digitalizar o código de barras do produto com a câmera do telefone, ou digitar os números do código.
Fonte: Globo Rural