Com cantos e danças, um grupo de indígenas protestou nesta quinta-feira (10/12) em frente ao Palácio do Planalto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que transfere do Poder Executivo para o Congresso a prerrogativa de demarcações das terras indígenas, quilombolas e de unidades de conservação.
Os indígenas também protestaram contra a implantação do Plano de Desenvolvimento e Inovação do Matopiba. Segundo eles, o estímulo ao agronegócio no território formado por terras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia vai avançar sobre as áreas indígenas.
Em outubro, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, disse que uma de suas prioridades no ministério é criar condições para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Matopiba.
De acordo com o ministério, o Matopiba tem apresentado rápido crescimento econômico, resultado da alta produtividade agropecuária com o uso de tecnologias modernas.
Uma das estratégias para apoiar a expansão do território é o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, lançado em maio.
Fonte: Globo Rural