O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, disse, nesta segunda-feira (16/11), que a proposta do Mercosul para um acordo com a União Europeia está pronta e que espera iniciar a fase de troca de ofertas ainda neste ano.
- A troca é o início. Esperamos até 2017 estar com o acordo em vigor – disse ele, ao participar de um encontro com representantes de Câmaras de Comércio dos países europeus, em São Paulo.
- A proposta do Mercosul está pronta e estamos dispostos a iniciar o processo de trocas imediatamente. Vai haver uma reunião dos ministros europeus no dia 27 de novembro e eles têm que validar a proposta europeia – disse Monteiro, destacando que há divergências que precisam ser resolvidas entre os países do Velho Continente. – Há países que são mais defensivos em matéria de bens agrícolas – informou, sem citar quais seriam esses países, em entrevista coletiva depois do evento.
De acordo com Armando Monteiro, a proposta do bloco sul-americano tem uma cobertura de 90% dos bens e serviços que podem ser comercializados com os europeus. Na avaliação dele, a posição do Mercosul torna viável um acordo, que só pode ser concretizado se houver, nas palavras dele, “um número expressivo de bens”. O resultados, na opinião do ministro, será o fortalecimento das duas regiões.
Fonte: Revista Globo Rural