Os resultados de experimentos realizados pelos pesquisadores do Projeto Biomas serão transmitidos aos técnicos do INCRA, no Paraná, em aulas que acontecem agora, de março a junho deste ano.
O curso, intitulado “Capacitação continuada em solos do Paraná: potencialidades e fragilidades ambientais”, será realizado em 4 módulos, onde serão abordados os seguintes temas:
1) Natureza interativa/consecutiva: análise de solos com ênfase em suas funcionalidades e distribuição na paisagem;
2) Diagnóstico da Propriedade rural: técnicos do INCRA aprenderão os processos que consideram a interação de solos, água e vegetação, e sua capacidade de produção e necessidade de preservação;
3) Planejamento das Propriedades rurais: considerações sobre a interação de solo, água e vegetação para alocação de Área de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (ARL); e
4) Recuperação de APPs e Nascentes de rios.
O curso será ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Florestas, Dra. Annete Bonnet e Dr. Gustavo Ribas Curcio. “Abordaremos também o uso de Áreas de Reserva Legal com proposição de modelos de espécies arbóreas para alcançar a pluralidade da propriedade rural”, conta Dr. Gustavo Curcio.
Sobre o Projeto Biomas
O Projeto Biomas é resultado da cooperação técnica/administrativa entre EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Conta com o apoio do BNDES (Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social) e o patrocínio da JOHN DEER, SENAR, SEBRAE e MONSANTO.
Este projeto tem como objetivo identificar formas sustentáveis para viabilizar a introdução da árvore na propriedade rural brasileira considerando seus sistemas produtivos e de preservação.
Coordenação de Comunicação Digital da CNA, com Embrapa Florestas
(61) 2109-1382
www.canaldoprodutor.com.br
www.projetobiomas.com.br
Fonte: Canal do Produtor