biomas

PROJETO BIOMAS

A equipe do Projeto Biomas visitou a fazenda São Marcos, área experimental da Mata Atlântica, no Estado do Espírito Santo, para identificar classes de solos predominantes na região.

- Essa análise é importante para fazer o uso correto dos solos – explica Michele Ramos, consultora do Projeto Biomas.

De acordo com o coordenador do Projeto Biomas na Embrapa, o pesquisador Gustavo Curcio, foram identificadas diferentes profundidades para os tipos de solos: os Latossolos possuem profundidade efetiva na ordem de 5 metros; os Argissolos em torno de 3 metros; e os Espodossolos aproximadamente 1 metro.

- Isso acorre porque as classes de solos apresentam funções muito distintas, uma vez que Latossolos e Argissolos se encontram em posição eminente de recarga, enquanto os Espodossolos em condição de descarga hidrológica. Solos mais espessos, com textura argilosa, apresentam maior potencial de uso, pois essas características citadas, indicam solos que suportam o uso mais intenso – explicou Gustavo. 

Para registrar o estudo com os diferentes tipos de solo, a equipe do Projeto Biomas publicou uma Nota Técnica de Pesquisa, no site do Projeto Biomas.

Sobre o Projeto Biomas

O projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma iniciativa inédita no Brasil e tem como objetivo identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural brasileira considerando a árvore em seus sistemas propostos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto e John Deere.

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.