A safra 2015/2016 de soja em Mato Grosso do Sul deve superar a marca das 7 milhões de toneladas, o que deve representar um crescimento de mais de 3% frente as 6,8 milhões do ciclo passado. A projeção é da Associação dos Produtores da oleaginosa no estado (Aprosoja/MS).
Conforme a entidade, com o fim do período do vazio sanitário na terça-feira passada (15), os agricultores esperam condições de clima favoráveis para semear a próxima safra. A entidade projeta que a maior parte dos produtores deve iniciar o plantio somente a partir do dia 25 de setembro.
- É preciso que o plantio ganhe corpo para então falarmos em números recordes de soja. De qualquer forma, mesmo diante de contratempos como a alta nos preços dos insumos, por exemplo, o agricultor trabalha para colher mais e melhor e por isso a estimativa inicial já supera os 6,8 milhões de toneladas e a área de 2,3 milhões de hectares registrados na última safra – explica o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto.
Nesta fase de pré plantio do grão, a equipe técnica da Aprosoja/MS composta por oito técnicos já iniciou às visitas nas propriedades para a coleta de dados para o monitoramento da nova safra.
Fonte: Globo Rural