A “fazenda inteligente” já é uma realidade! Agregando valor ao produto, esse sistema auxiliado pelo uso da tecnologia de ponta, monitora continuamente os processos que envolvem a criação. Para que o criador conheça as vantagens tecnológicas aliadas à produção, pela primeira vez no Brasil, nos dias 19 e 20 de novembro, a cidade de Florianópolis irá sediar o I Congresso de Zootecnia de Precisão. O evento irá apresentar os panoramas do avanço de pesquisas e tecnologias em zootecnia de precisão, assim como cases do Brasil e do exterior.
Painéis
Serão quatro painéis que apresentarão os benefícios da "fazenda inteligente", aumentando a produtividade e reduzindo os custos, auxiliando o manejo, a nutrição, a sanidade e garantindo o bem-estar dos animais e consequentemente a qualidade do produto final. O painel "Panorama da Zootecnia de Precisão",coordenado pela Dra. Daniella Jorge de Moura, mostrará os avanços desta área na produção animal na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Um diagnóstico completo de como a aplicação de tecnologias da precisão otimiza a produção de proteína animal no mundo.
No mesmo painel, serão apresentadas pesquisas e também aplicações de técnicas de zootecnia de precisão no campo, enfatizando o controle automatizado de processos em tempo real. O Dr. Daniel Berckmans Professor da Universidade de KU Leuven, um dos coordenadores do Congresso, apresentará sistemas de controles ambientais baseados no comportamento animal, denominado "EyeNamic". Também serão mostrados sistemas de detecção automatizados de doenças respiratórias em suínos "SoundTalks.
A professora e pesquisadora Irenilza de Alencar Nääs, irá ministrar a palestra "Alimentação de Precisão para Frangos de Corte", além de coordenar o Painel "PLF Cases ". Com isso, Irenilza junta-se à Daniella Jorge de Moura, diretora da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) – Unicamp, Richard Gates, professor da Universidade de Illinois (EUA) e Daniel Berckmans.
Focado em alimentação animal, o painel “Nutrição de Precisão”, coordenado por Richard Gates, professor da Universidade de Illinois (EUA), irá destacar inovações tecnológicas como equipamentos para monitoramento da ingestão alimentar de aves além de produtos e aditivos que tornam o processo ingestivo e seus resultados mais precisos.
O painel "Sanidade de Precisão”, coordenado por Daniel Berckmans, professor da Universidade de KU Leuven (Bélgica), que mostrará ferramentas automatizadas para controle da sanidade, reprodução e saúde animal. Entre elas está um sistema computadorizado para captura e analise da tosse dos suínos, por exemplo. Com a ajuda de microfones (específicos para a produção animal) e de um software único e inovador, os suinicultores já podem monitorizar a tosse dos animais e identificá-lo no plantel de forma rápida.
Já no painel "Cases Zootecnia de Precisão", coordenado por Irenilza de Alencar Nääs, pesquisadora e professora titular na Universidade Paulista. Neste painel, a aplicação dos conceitos de zootecnia de precisão serão vislumbrados na prática da produção de frangos de corte, suínos e pecuária leiteira.
Fonte: Avicultura Industrial
Fonte: Canal do Produtor